27.10.08

Crime Ambiental



Notícia do Jornal Nacional de hoje:
Jovem é acusado de crime ambiental por ter matado uma sucuri

O jovem afirma que matou a cobra em legítima defesa. Mesmo assim, já teve que pagar uma multa de R$ 500 e pode ser preso sob acusação de crime ambiental.

•••

Tanto bandido solto por aí e inventam de prender o cara que matou uma cobra. E em legítima defesa! Talvez achassem melhor que ele se deixasse engolir pela cobra, não é?

Esse caso me lembrou uma história que o Eraldo, meu professor de biologia no ensino médio, contava:


"Se você estiver caçando pássaros no meio da mata e um guarda florestal te pegar, vale à pena matar o guarda florestal.

Motivo:
se você é preso por crime ambiental, não há a possibilidade de pagamento de fiança e talvez pegue 5 anos de reclusão em regime fechado.

Já pela morte do guarda, você pode alegar acidente, legítima defesa, etc. Pode responder ao processo em liberdade e, caso condenado, pode ter um abrandamento da pena por ser réu primário e tudo mais".


Assim que funciona a justiça no país.


•••

→ Lembrando que quem me contou essa história foi um professor de Biologia. Algum advogado ou estudante de direito confirma?



Um comentário:

  1. Anônimo29.10.08

    Engraçado, esse papo desse cara ai, dizendo que foi atacado e deu tiro nela pra se livrar tem quase 100% de chance de ser cascata.
    Trabalhei 3 anos e meio em uma Reserva Ambiental na Amazônia, e todo pescador que encontrávamos lá dentro não tinha pescado ali, todo caçador não tinha caçado, ele estava apenas levando a espingarda pra passear.
    Nos Brasil ainda há uma cultura de caça, no nortão, médicos, juízes, prefeitos, fazem suas expedições de caça, muitas vezes com armas que apenas o exército poderia ter, apenas para ver o bicho cair no chão. Tirando a vida vários animais, que poderiam servir de sustento às familias da floresta, pois caçar para saciar a fome é permitido.
    Outra coisa, sobre o não ter fiança e ser preso, isso é apenas em casos de matar ou cortar espécie constante na lista de animais em extinção.

    ResponderExcluir

oi