Tweetar
Fugindo um pouco da pauta deste blog (mas qual é a pauta, afinal?), hoje vou falar sobre futebol. Sendo mais específico, falarei sobre uma IDEIA GENIAL que me ocorreu, rs. Na verdade, é bem provável que alguém já tenha pensado nisso antes, mas nunca vi alguém expor ideia semelhante.
Pois bem, vamos ao que interessa:
Ou seja, 19 rodadas de jogos. Assim, alguns times iriam jogar 9 vezes em casa e outros 10, fato que seria decidido por sorteio.
Ao final de cada edição, o campeão passaria a garantir vaga na edição seguinte, abrindo outra vaga para clubes do seu país (no caso, o próximo campeão nacional).
Já os quatro países rebaixados da 2ª divisão dariam lugar aos 4 países mais bem colocados no ranking da FIFA que, na ocasião, ainda não contassem com nenhum clube participando de qualquer uma das divisões.
Além disso, observando a possibilidade de um país contar com 2 clubes na 1ª divisão, caso um desses clubes fosse rebaixado, seria aberta uma vaga para o próximo país mais bem colocado.
Calendário: As equipes participantes teriam 19 jogos a mais no ano, uma tremenda sobrecarga. Equipes B seriam necessárias e haveria o dilema "que competição priorizar?". Mas vale lembrar que este é o MONUMENTAL CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES.
Dinheiro: Viajar pelo mundo 10 vezes por ano - lembrando que cada time teria direito a 9 ou 10 jogos em casa - obviamente é muito custoso. Mas uma competição desse porte certamente contaria com grandes patrocínios. Problema nenhum aqui.
Obviamente, há muitas outras variáveis a serem consideradas, mas PUTA MERDA, um campeonato desses seria massa demais!
Pois bem, vamos ao que interessa:
A ideia
A criação de um campeonato mundial de clubes de futebol, em moldes bem diferentes da atual Copa do Mundo de Clubes da Fifa, visando tornar a competição muitíssimo mais interessante.Formato
O novo campeonato seria disputado no modelo de pontos corridos em turno único, contando com 20 clubes. Aliás, seriam duas divisões de 20 clubes.Ou seja, 19 rodadas de jogos. Assim, alguns times iriam jogar 9 vezes em casa e outros 10, fato que seria decidido por sorteio.
Equipes participantes
Para a primeira edição, estariam qualificados os últimos campeões nacionais dos 40 países mais bem classificados no ranking da FIFA. Os representantes dos 20 primeiros países estariam na 1ª divisão, os demais, na 2ª divisão.Ao final de cada edição, o campeão passaria a garantir vaga na edição seguinte, abrindo outra vaga para clubes do seu país (no caso, o próximo campeão nacional).
Acesso e rebaixamento
Os quatro países rebaixados da 1ª divisão dariam lugar aos três países primeiros colocados da 2ª divisão. A quarta vaga, como já demonstrado, estaria nas mãos do último país campeão.Já os quatro países rebaixados da 2ª divisão dariam lugar aos 4 países mais bem colocados no ranking da FIFA que, na ocasião, ainda não contassem com nenhum clube participando de qualquer uma das divisões.
Além disso, observando a possibilidade de um país contar com 2 clubes na 1ª divisão, caso um desses clubes fosse rebaixado, seria aberta uma vaga para o próximo país mais bem colocado.
Empecilhos
Alguns fatores poderiam inviabilizar tal tipo de competição, mas nada que não pudesse ser contornado.Calendário: As equipes participantes teriam 19 jogos a mais no ano, uma tremenda sobrecarga. Equipes B seriam necessárias e haveria o dilema "que competição priorizar?". Mas vale lembrar que este é o MONUMENTAL CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES.
Dinheiro: Viajar pelo mundo 10 vezes por ano - lembrando que cada time teria direito a 9 ou 10 jogos em casa - obviamente é muito custoso. Mas uma competição desse porte certamente contaria com grandes patrocínios. Problema nenhum aqui.
Obviamente, há muitas outras variáveis a serem consideradas, mas PUTA MERDA, um campeonato desses seria massa demais!
Putz, campeonato fodão heim!
ResponderExcluirse candidate primeiro a presidente da fifa,voce consegue.
ResponderExcluirAgora manda essa ideia pra FIFA
ResponderExcluirVc está priorizando campeonatos nacionais, e os continentais? que são de fato o portal para um Mundial. Pode esquecer essa ideia, se clubes europeus já não perdem tempo com um mundial de 2 jogos, não vai haver calendário nem boa vontade de ninguém, fora que o seu critério viabiliza torneios de verão como aqule que o CUritía "ganhou".
ResponderExcluirVc so pode estar brincando se vc axa q tem chance disso virar realidade, uma paçavra resume isso> INVIÁVEL!!
ResponderExcluirEu já tinha pensado num campeonato de clubes, mas seu critério de classificação não é o melhor na minha opinião, pois é melhor ter dois clubes brasileiros e dois italianos do que um clube da eslováquia, eslovênia ou noruega, seleções entre as 20 primeiras. Aliás, não tem nada a ver seleções com clubes. O calendário também é um ponto crítico. Talvez um número menor de clubes (10 ou 12) e durante a época de copas, com equipes que não disputem a Libertadores e Champions League (esse ano por exemplo não estão na libertadores clubes como Boca Juniors, Flamengo e São Paulo). Quanto à classificação poderia ser por um ranking, mas de clubes, e sem rebaixamento, ascenso.
ResponderExcluirUma outra alternativa, mas difícil de ser aceita seria dos clubes não disputarem o campeonato nacional, em pról de um campeonato superior. A compensação financeira teria que ser muito boa.
AHAUHAUHAUHAUHAUHA
ResponderExcluirNão não, tenta de novo =P
É... o Barcelona ia ganhar as primeiras 918239819231293781273817238 edições...
ResponderExcluirAté que o CUrintxa junte dinheiro pra comprar a arbitragem e a justiça desportiva...
Para bancar essa fanfarrada, o ingresso dos estádios brasileiros e de outros países mais pobres iria dobrar, fazendo com que menos gente fosse ao estádio, gerando menos receita para os clubes.
Uma palavra resume a sua idéia: DESNECESSÁRIA (desculpe a franqueza)