26.5.09

Fotos do Gentileza, o João Buracão de Içara



Cometa cai no sul de Santa Catarina

Brinks, galere. Foi só um buraco que o prefeito de Içara, a megalópole de 60 mil habitantes em que moro, mandou fazer porque acreditava na existência de petróleo no local.

Uma foto do poço, aberto sem o aval da Petrobrás:

Fotos do bruacao na avenida Procópio Lima, Içara


Em março, já eram 2 meses de buraco aberto e nem sinal de vida do petróleo. "Ele é tímido, não gosta de aparecer. Mas já estamos providenciando um psicólogo", declarou o prefeito na época.

Não se sabe se o tal psicólogo veio, mas o fato é que até meados do mês de maio, o petróleo ainda não havia dado as caras. Tainhas, pacus e tilápias, em contrapartida, eram vistas de monte no buraco em dias de chuva, quando aquilo se transformava num açude que fazia a alegria dos populares. "Até eu, que nunca pesquei na vida, catei uma tainha de 200 quilos, sem brincadeira. Juro pelo meu bisavô mortinho!", contou o seu José João da Silva, inválido devido à catarata no olho esquerdo e ao tifo, 73.

Outra coisa que surgiu de monte foram doenças entre as crianças que nadaram no açude. "Tivemos casos de ebola, AIDS, lepra e esquizofrenia", declarou o doutor Kley Tom, chefe da emergência do hospital municipal.

Apesar do problema de saúde pública, o descaso continuava. Eis que, duas semanas atrás (eu acho), surgiu o João Buracão no Fantástico. A moda, você tá ligado, alastrou-se pelo país e, claro, chegou nessas bandas também. Eis o boneco içarense, o Gentileza:


Foto do Gentileza, o boneco do buraco de Içara
Boneco vidaloka, by the way. Ver isso à noite é certeza de que você será assaltado.


Pra piorar, um casal, a bordo de uma moto, caiu no buraco e quase se estrepou.
Ao menos, devido ao ocorrido, finalmente a prefeitura garrou vergonha na cara e foi lá tapar o buraco do ebola. CLAP! CLAP! CLAP!

Mas não sem antes dar um sumiço no Gentileza...

Testemunhas juram que, na noite anterior ao sumiço, viram Elias Maluco, óóóó assessor do prefeito, dango golpes de espada no boneco para, posteriormente, incinerá-lo e jogar suas cinzas num grotão.

Seria de bom tom que, numa das próximas edições do Jornal Nacional, Willian Bonner invocasse uma salva de palmas em homenagem a esse mártir da causa infraestruturística nacional.


•••

→ Um dos projetos deste blogueiro é virar celebridade municipal. Desse jeito, é melhor desistir...

→ Mais informações sobre o caso no blog do Jornal Içarense e no site da Rádio Difusora.




7 comentários:

  1. Apagaram tudo
    Pintaram tudo de cinza
    A palavra no muro
    Ficou coberta de tinta...

    Comovente a história do pequeno gentileza, e sua luta incansável pelos direitos de seu povo.

    Vou mandar um mail pra câmara de vereadores de Içara, propondo um feriado. =/

    ResponderExcluir
  2. Lembro do Gentileza, irmão do Romario que irmão mais velho do DOM. Era parceiro o Gentilize, pena que se foi tão cedo era tão novo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29.5.09

    EEEE

    ja fui ai !!!!

    eu vi ese buraco

    moro em itapema ^^

    ResponderExcluir
  4. Moro em criciuma , futz !

    nem sabia q o desaforo era de içara !

    Show !

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Rosinha23.6.09

    gente!!!!Fala sério.Nos bairros de Içara,só tem buraco!!! é um horror andar de carro.
    Algueim tem um carro de boi p vender,pois p andar nos Bairros :Tereza Cristina,Jaqueline e Elizabete,sinceramente tem que ser de carro de boi.

    ResponderExcluir

oi